Pensamento complexo a religar saberes na obra de Edgar Morin

Regime Diferenciado de Contratações

(1 avaliação de cliente)

Original price was: R$46,18.Current price is: R$36,56.

Autor(a): Francisco Hermes Batista Alencar

Prazo de produção: até 7 dias úteis

Sinopse

Os três artigos seguintes mostram desenvolvimentos muito
específicos em antropologia fundamental de Edgar Morin, a saber, a
origem e função da religião em as novas demandas sócioculturais,
a condição humana na era planetária e a convergência-divergência
entre a compreensão complexa e científica de existência.
Trata-se de pensar em como os entendimentos antropológicos
podem ser expandidos e articulados da perspectiva do pensamento
complexo.
Os dois artigos seguintes do professor António Correa
Iglesias, são feitos de alguns autores que poderiam estar
localizados nas chamadas ciências da complexidade.
Lá e a mão da físico-química Ilya Prigogine mostra como você
poderia assumir o dilema das origens da espécie humana em
termos construtivistas. O homo, esta é a afirmação básica, é uma
auto-organização cultural.
Finalmente, e como ponto culminante, são apresentadas duas
reflexões que mostram em que sentido o compromisso com um
pensamento complexo e um conhecimento transdisciplinar, pode
nos ajudar a entender o significado da Bioética como uma reflexão
que assume os desafios da humanidade na era planetária.
Agradecemos ao Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade, o
apoio fornecido ao grupo de pesquisa através do projeto HUM 467:
Antropologia e complexidade humana, por meio do qual esta seção
de pesquisa. (Sergio Nestor Osorio García).
Dialógica em atividades superiores do espírito humano. Sergio
Nestor Osorio García (Nova Universidade Militar de Granada).
Na complexa compreensão do homem (homo complexus), os
dualismos clássicos: espírito /matéria, sujeito/objeto, mitos/logos,
verdade/falsidade, bom/ruim … nem desaparecem, nem são
superados em um nível superior que os engloba, mas eles
permanecem juntos e entram em competição permanente.
Os dualismos clássicos não são entendidos como elementos
opostos e irreconciliáveis e excludentes, mas como polaridades
recursivas, antagonistas e complementares.
O antagonismo não se dissolve em complementaridade e
nesse sentido o pensamento complexo não é dialético, mas
dialógico. O diálogo dialógico marxista, supõe que as oposições
são ao mesmo tempo algumas e diferentes.
Portanto, eles podem ser entendidos como termos
inelimináveis e irredutíveis, são dois. Mas, ao mesmo tempo, são
indivisíveis, são um; nenhum dos termos é redutível para o outro (há
dois), mas eles não são claramente separáveis, convergem um para
o outro (são um).
Se tomarmos os termos separadamente são insuficientes, se
nos juntamos sem a diferença que eles são pobres, o que leva a
integrá-los, mas em sua diferença. Para esta situação é o que Morin
chama de uni-dualidade.
Esta forma de compreensão complexa é especialmente
sugestiva quando estamos ocupados em elucidar as atividades
superiores do espírito humano. O pensamento é “o pleno emprego
dialógico das habilidades co-gitadores do espírito humano” (Morin,
1988, p.198). O pensamento é uma atividade ininterruptamente
recursivamente entre duas atividades que estão em um ao mesmo
tempo concorrentes, antagônicos e complementares. De um lado,
temos as atividades de distinção, diferenciação, análise,
individualização, particularização, dedução, separação, explicação,
objetivação, verificação; o resumo, a precisão, a certeza, o lógico, o
racional, a consciência.
Em uma palavra, o pensamento empírico-lógico-racional
(empírico-racional) e, por outro lado, as atividades de
relacionamento, unificação, síntese, generalização, universalização,
indução, participação, compreensão, subjetivação, imaginação; o
concreto, o vago, a incerteza, o analógico e o translógico, o
racionalizável, o inconsciente. Em uma palavra o pensamento
simbólico-mítico-mágico (mítico-mágico) (Morin,1988, pp. 198-201).
Quando um dos termos do pensamento adquire hegemonia e
domínio. Por outro lado, a atividade do pensamento desaparece,
perde sua vitalidade e corre o risco de autodestruição.
Portanto, o pensamento é uma atividade dialógica ininterrupta
que oscila entre duas desintegrações, uma por insuficiência e o
outro por excesso e desintegra-se quando os termos do dialógico
param de se regularizar.
Segundo Edgar Morin, podemos estabelecer algumas das
divergências existentes entre os dois pensamentos. No pensamento
empírico/racional dominância da disjunção, existe uma diferenciação
entre o real e o imaginário, há um tratamento técnico dos objetos.
E, uma convencionalização de palavras, uma não realização
de imagens, uma reificação de coisas, forte controle empírico
externo, forte controle lógico sobre o analógico. Essa maneira de
pensar deixou sua própria lógica e sem qualquer controle, pode
alcançar a aniquilação do pensamento: racionalização.

Informações adicionais

Peso 0,324324 kg
Dimensões 21 × 29,7 × 0,7 cm
Nº Páginas

120

Capa

Brilho, COM orelha

Data da Publicação

21/12/2022

Impressão

Preto e Branco (Papel Offset)

Tamanho

Editora

Autor(a)

Faixa Etária Recomendada

SEM CLASSIFICAÇÃO

1 avaliação para Pensamento complexo a religar saberes na obra de Edgar Morin

  1. Francisco Alencar

    Uma obra de reflexão referencial nessa área do pensamento complexo e da religação dos saberes inter-transdisciplinares … e de fácil acesso através da plataforma http://www.uiclap.com

Pensamento complexo a religar saberes na obra de Edgar Morin thumbnail

Pensamento complexo a religar saberes na obra de Edgar Morin

Original price was: R$46,18.Current price is: R$36,56.